"Esse sol tão lindo, gostoso de se ver, essa vida boa correndo pelas mãos"

"Olho para o céu, tantas estrelas na imensidão do universo em nós"

"Vesti o melhor sorriso..."

"Cogito, ergo sum"

Archive for março 2011


Falar de um tema tão subjetivo e amplo, já que parte de nossa própria experiência de vida, a nossa experiência com o outros, não é tão fácil assim.
Amizade na minha concepção é uma relação sagrada, eterna, repleta de VERDADES, as quais muitas vezes levantam nosso ego, ou então nos remete a uma reflexão profunda. Falo isso porque tenho amigos(as) que são muito sinceros nas conversas, sabe do tipo de pessoa que sabe mexer no seu interior, às vezes dói, mas é como um merthiolate (aquele que aliviava nossas dores quando éramos crianças e nos machucávamos devido as nossas danações..) e até lembrando do remédio vem a minha cabeça a propaganda criança quando a mãe ia por o remédio no ferimento, quando a criança achava que ia doer muito, a mãe falava de forma mais ríspida e pequena exclamava "Porque você fala comigo, parecendo que sou tontoton...", é mais ou menos assim quando recebo uma edificação mais séria dos meus amigos (as), dói mas depois alivia que é uma beleza.
Buscar frases sobre amizade, iria achar muitas: "amigos são anjos que Deus colocou na Terra pra nos auxiliar"; "quem encontra um amigo, achou um tesouro.","A amizade é um comércio desinteressado entre semelhantes."; "Os laços de amizade são mais estreitos dos que os de sangue e da família." e por aí vai são muitos, iria encher essa postagem sobre frases (mas isso me deu uma boa idéia, em criar um espaço aqui no blog sobre frases marcantes, quem sabe?.he he...)
Expondo minha história de vida neste sentido, uma das caracterisiticas que tenho forte em mim é a capacidade de fazer amigos, ou ao menos captá-las, sim porque AMIGO não se encontra de forma tão depressa, comigo é um processo que requer confiança, e muita partilha, recheadas de verdade!
Lembro com carinho dos meus amigos de infância(das brincadeiras de rua, de colher umbu na roça, dos banhos de riacho;das resenhas na Semana Santa, do jogo de futebol e de vôley- do três, do sete, ainda sete cacos, dono da rua, tacobol, polícia e ladrão ) que foram embora pra outra cidade e nunca mais nos encontramos, nem notícia mais temos um do outro, porém no coração sempre vem à tona, sem contar aqueles que partiram pra junto de Deus (Maysa, Erculino); aqueles que eram colegas de classe e que se tornaram amigos, olha tenho muitos e quando nos comunicamos seja por orkut, msn, telefone a sensação de carinho é a mesma, dos bilhetinhos na sala de aula, das conversas nos intervalos, da compra do lanche na cantina (um dia vc pega a fila e compra o de todo mundo, outro dia sou eu); tem aqueles de grupo de jovem (ô coisa boa meu Deus) víviamos sem muita responsabilidade, tudo era motivo de festa (aniversário de um, a viagem pra um encontro, o passeio da catequese, os jogos da copa de 2002, a macarronada na casa de Dona Dôra, as resenhas de ver DVD na casa de Jayce, lá era o point, os carnavais de Petrolina e Juazeiro frevo e axé junto e misturado, e o São João vamos em quais dias?; sim e a Missa principalmente além de obrigação era compromisso dos Amigos, entre outras.)..ah bate saudade viu, mas o bom é que mesmo que cada um tenha tomado seu rumo ( uns são pais e mães de família, outros moram fora, longe, advogados, enfermeiros(as), professores (as)... e outro entrou no Seminário advinha quem é? kkkk) e por aí vai...
Agora entrei numa nova fase, novo universo, não tenho mais as coisas de outrora, o cenário agora é Seminário, Faculdade, Pastoral... tudo isso com uma nova capacidade de fazer novas e sinceras relações, agora de forma mais madura, mas com a mesma essência: se for amizade mesmo, será eterna e não é qualquer vacilo que vai finda-la não.
Vejo tantas teses sobre as coisas que permeiam a existência humana nas áreas de Antropologia, Psicologia, Filosofia, Teologia e outras "gias" porém ainda não vi nenhum desses grandes pensadores refletirem sobre o surgimento da Amizade?!
Até porque me peguei pensando um dia, quem inventou os amigos, a relação do amor Ágape?, bem, sabe-se que aquilo que não se compreende nas fórmulas matemáticas, teses, chamamos de mistério e aquilo que é mistério apenas se vive, se encanta...
Por isso que sou de fato apaixonado pelas minhas amizades e digo isso com toda força do meu coração, os amo para toda eternidade, rezo por vocês sempre, mesmo distante fisicamente estamos juntos na oração e pelo coração, sabendo que aquilo que nos rege é o AMOR SINCERO, DESAPEGADO e claro todo reencontro nunca é uma monotonia, mas uma forma nova de renovarmos o que há em nós de mais sincero,misterioso, edificante: A AMIZADE.
Por muito gostar quero está sempre por perto, "seja na rua, na chuva, na fazenda, ou numa casinha de sapê" uma barraquinha de cachorro-quente ou de acarajé na praça vira um luxoso restaurante, a oportunidade de reencontro um momento mágico, único, sublime; a saudade a certeza de alguém que te ama de verdade e nem a distância das rodovias separam esse carinho de irmão no coração.
Já diz uma canção "são assim os amigos que vida me deu.." sou grato demais pela existência de vocês em minha vida, e meu chará Cícero diz uma frase lapidar sobre amizade: "A confidência corrompe a amizade, muito contato a consome, o respeito a conserva."
Vamos lá amigos (as)


Diego Monteiro




Continue

O título é meio poético, mas uma poesia que de fato toma conta de nossa realidade. Há quem diga que o grande mal da humanidade é não escutar a si mesmo, e essa atitude de escuta interior requer de nós um pouco de esforço, eu tento e ás vezes consigo, raras vezes..
Mas há um tempo atrás não muito longe, num dia que precisei tomar uma decisão que poderia mudar o rumo de minha história, me peguei numa situação em que eu pude "ouvir a voz do coração" de uma forma tão forte e única como jamais tinha acontecido. Me questionei que coisa mais insistente, será que paranóia? devaneios? enfim no popular e num tom bem do Agreste de Pernambuco, pois na época estava por lá passando uma quaresma (he he he-42 dias de retiro, reflexão, aprendizado), "que sandice é essa?!".
Ouvindo a voz do coração, exercitando a arte da escuta, coisa rara pra mim, vi que essa inquietude interior tinha razão e dizia "Volte e verás a coisa acontecer!"
E digo que não  me arrependi, mesmo com as adversidades, afinal isso é coisa do humano, bendita hora que escutei e segui. Sim pois podemos muito bem escutar qualquer barulho, ou voz, som, porém precisamos discernir, ruminar e claro guardar no coração, pôr os pés do chão, seguir olhando em frente, na certeza de que depois dos sábios conselhos de mainha a segunda melhor escuta da vida deve ser AVoz do Coração!
Essa essa experiência não parou por aí não, sempre quando me dou chance de escutar a mim mesmo, coisa que requer muita paciência e concentração elementos que tento adquirir todos os dias, mas tá difícil..., analiso, rezo e principalmente busco pensar de forma racional.
Coração às vezes combina com emoção, porém se não tiver razão, pode virar frustração (ufa! combinou, um verso simples e com rima! kkkk).
Sigamos a voz do coração, pois é lá que Deus deixa aqueles "scraps" ou "e-mails" que precisamos ler com muita calma e com isso evitar dar aqueles passos vacilados.
Forte Abraço,
Diego Monteiro

Continue


Quaresma, tempo de oração e práticas de piedade, pelo menos eu sempre fui norteado por esse binômio na minha caminhada Cristã Católica.Ha 3 anos consecutivos que faço esse retiro com muito afinco, na mística desse subsídio que auxilia no crescimento espiritual.
Não sou muito fã da Lectio Divina, pois a minha espiritualidade que tem o costume de "desembocar no contemplativo o ativo" e diga-se de passagem sou mais ativo que contemplativo he he he, mas quando sigo os passos propostos pelo Retiro Popular consigo perceber alguns elementos durante todo o dia, fruto de uma meditação não muito longa,dinâmica, mas penso que profunda!
"Peregrinos", tema deste ano e que tem uma relação forte com minha história de vida e vocacional, já que os caminhos percorridos nesses dois aspectos foram muitos e ainda tenho  muito a andar, a peregrinar...
Alicerçados nos nossos Pais na Fé, é que nesta Quaresma pretendo de todo coração peregrinar cada dia mais no caminho da Santidade, do Crescimento como Pessoa Humana e no Projeto de Vida!
De fato esse manual de Oração e Meditação é uma boa pedida nesse tempo.
Nesse Kairós apelemos para uma mudança, nem tanto e  nem tampouco radical, mas acho que se for sincera já será um grande passo!
Abraços,
Diego Monteiro

Continue

Porque criar um blog?Foi esse questionamento que permeou minha cabeça durante esses dias, a priori pensei "já tenho msn, orkut, agora ter que me preocupar com um blog? não será mais uma forma de ficar mais antenado ao mundo virtual?!."
Mas nesse sábado estando em "diálogo com o pc." resolvi criar depois de tanta reflexão.
Nele quero colocar algumas idéias sobre os mais diversos assuntos de minha "simples vida, corriqueira, agitada" porém levada muito a sério.
Apesar de meu jeito extrovertido, comunicativo, criativo (...tanto ivo né?),levo a vida muito a sério, elementos fundamentais como Família, Amigos, Religião, Projeto de Vida são jóias raras, que procuro cultivar com muito carinho e apreço.
Enfim essa nova ação no mundo cyber quer justamente ser um passo para ampliar horizontes, perceber aquilo que no cotidiano ninguém percebeu apenas eu, desabafar quem sabe e o que de sensações aparecer!
Eu e o mundo cyber, vamos ver no que vai dá!!


Diego Monteiro

Continue