"Esse sol tão lindo, gostoso de se ver, essa vida boa correndo pelas mãos"

"Olho para o céu, tantas estrelas na imensidão do universo em nós"

"Vesti o melhor sorriso..."

"Cogito, ergo sum"

Archive for maio 2011

Numa aula de Antropologia Filosófica II, em plena segunda-feira, dia em que o pensamento não está muito disposto a desenvolver devido a síndrome da "segundeiriça" (preguiça da segunda), o professor começou a fazer uma reflexão muito séria sobre o Eu: Eu-eu, Eu-Deus, Eu- outro, Eu-natureza, eu... eu... eu.... Apesar dos slides apresentados por ele serem atrativos e sua boa vontade em passar o conteúdo, não dava pra absorver nada daquilo, mas de repente me aperece um pensamento muito importante que me despertou, me avisando que a semana tinha começado e com isso a rotina de aulas da Faculdade.

Ei-lo: "O verdadeiro eu é unicamente o eu que de frente a ele um tu e que, por sua parte, é objeto, é tu, em resposta a outro eu (...) eu sou unicamente através de ti e contigo (...) sou consciente de mim mesmo graças a ter visível e palpável o outro diante de mim, como outra pessoa." (Feurbach)




Forte abraço e pensemos nisso!!!
 Diego Monteiro







Continue



Uma turma de jovens telentosíssimos que fizerem esta linda canção, "coração não é tão simples quanto pensa, nele cabe o que não cabe na dispensa, cabe o meu amor!"

Continue

Sabe quando encontramos pessoas que conseguem perceber coisas que os comuns mortais como eu não observam, ouvir sons que pra mim são quase inaudíveis, olhar detalhes minuciosos em construções arquitetônicas, roupas e até nas frases.
Andando por este mundo de meu Deus, pude encontrar alguém assim, que quando eu penso que já vi todas as idéias, projetos... me aparece com que um "Big-Bang" e muda aquela atmosfera mórbida do cotidiano trazendo um ar diferente que somente os que são sensíveis e adeptos dessa arte de superação, são capazes de aspirar.
E trazendo pra realidade eclesial, pensei no "Padre-Além", sim o que consegue transcender as estolas, casulas, batinas, cálices, sacramentos, não que isso não seja importante, valioso, sim, mas tudo isso requer algo AÇÃO, TESTEMUNHO, HUMANIDADE ! Assistir comunidades não apenas como mais um, mas aquele que incentiva,cria, ressignifica deixando marcas eternas.
Ir além, na minha concepção pode ser encarado como aquela marca registrada que só "EU" sou capaz de pensar, fazer e por fim articular.
E a grande Odisséia é buscar saber o que vai sair da mente dessas pessoas, qual o próximo efeito.
Olhar fixamente no espelho e dizer "Eu sou aquele (a) que vai além!" não vem a ser convencimento, ou uma atitude de esnobar não, é simplesmente perceber que Deus forneceu a você essa capacidade linda de ver as coisas além do horizonte !
Talvez se criarmos essa capacidade de IR ALÉM do superficial, das aparências que nunca mostram evidências, das conversar meio sem pé e sem cabeça apenas diálogos sem base, o mundo, a Igreja, a Faculdade seria melhor!

Pensemos Nisso!

Forte abraço:

Diego Monteiro

Continue


Diante de corre-corre de nossos dias raras são ás vezes em que paramos para olharmos as coisas que cercam a nossa realidade, digo olharmos, não apenas com aqueles olhares de sempre mas ficar uns segundos um pouco estáticos e contemplar aquilo que está a nossa frente.
Por exemplo ver de forma mais apurada a quem se gosta, se admira, se ama....
O sorriso singelo da criança que ao ver algo de interessante pra ela, e até mesmo o olhar desesperançoso daquele menino que nos aborda nos sinais de trânsito..
Ouvir a chuva que cai fazendo aquele tilintar gostoso no telhado....
Olhar para o rio e perceber que além daquelas "marolinhas pluviais" existe a beleza da criação...
Perceber no céu as nuvens e suas diversas formações que só a imaginação traduz...
Sentir o sol que ao raiar todos os dias nos aquece, revigorando nossas forças...
E o vento a passar que não apenas nos refresca, nos propicia alívio, mas nos fornece uma senasação ímpar...
O canto dos pássaros, o latir do cachorro de estimação e o barulho interessante do gatinho....
E os momentos? .....
O reencontro com aqueles que amamos, onde uma simples água se transforma num delicioso "drink",
O abraço sincero dos amigos, que nos aparece como um porto seguro, "eu sei que posso contar com você!"
Aquela partida de vôley ou futebol que nos faz extravasar todo estresse...
Aquela caminhada repleta de um diálogo frutífero, repleto de resenhas, sorrisos e porque não divergencias de opiniões?!...
É são tantas coisas que passam por nós, que concordo com o filósofo Heráclito que nos assegura que "Não se pode percorrer duas vezes o mesmo rio e não se pode tocar duas vezes uma substância mortal no mesmo estado; por causa da impetuosidade e da velocidade da mutação, esta se dispersa e se recolhe, vem e vai.", é tudo passa, tudo flui, por isso aproveitemos os momentos, pois quando passam nos deixam saudades, ouçamos as canções e guardemos no coração!

  Forte abraço:
  Diego Monteiro


















Continue


Só pelo nome, já se pode reportar aquele trecho da canção de Milton Nascimento "Maria,Maria É um dom, uma certa magia/Uma força que nos alerta/Uma mulher que merece viver e amar/Como outra qualquer do planeta". Estamos em maio, mes talvez em que a presença feminina é muito mais lembrada até mesmo do que no mês de março, no qual dia 08 celebra-se o Dia da Mulher, aí vai uma dica para os "calendaristas" (nem sei se é mesmo esse nome, mas deixa pra lá) poderia esse dia ser em maio, pois é neste mês em que falamos das noivas, das mães e de Maria !
E creio que palavras me faltam pra falar de uma mulher tão ilustre quanto "Nossa Senhora", da mesma forma como não tenho palavras o suficiente para definir "Maria Delma" minha santa mãe ou ainda falar das estrelas no céu que aparecem emparelhadas, e popularmente chamamos de "as três marias...".
A presença de Maria de Nazaré sempre foi algo muito forte e evidente em minha vida, pois ainda criança a Maria Delma me ensinava a famosa e singela canção "mãezinha do céu, eu não sei rezar..." já me introduzindo numa "catequese mariana" e nisso fui crescendo com aquele amor e ternura para com MARIA."Depois fui crescendo, eu me lembro.." e veio a caminhada vocacional, coincidentemente, ou providencialmente ou ainda inconscientemente as primeiras congregações que eu fazia parte todas tinham uma forte ligação com Nossa Senhora, até que na minha convivência com os Salesianos, resolvi me consagrar a Nossa Senhora Auxiliadora....
Maria Delma é uma mulher de luta, de muita fé, coragem e otimismo de talentos que considero únicos, claro coisa que só filho consegue perceber "como o que minha mãe faz, ainda não encontrei..." he he he he como gosto de me expressar quando sou muito admirador das coisas " que fofo isso!
E as 3 marias no céu, nossa sempre gosto de admirar - quando tenho tempo de olhar para o céu- aquela comunhão perfeita naquela imensidão celeste, elas estão aí porque dispostas naquela forma? concerteza dão um brilho maior num céu estrelado!
MARIA, Maria e marias, há elementos que eu vejo semelhante entre elas: a beleza, o brilho e a importância!
Abração e com as bençãos de Maria Auxiliadora dos Cristãos!

Diego Monteiro

Continue


Sabe aqueles dias em que acordamos com uma vontade de pensar nas coisas da vida sejam elas efêmeras, ou repleta de valores, naqueles acontecimentos que nos marcaram sejam eles tristes ou alegres, enfim pensamentos...
Só que quando se pensa em alguma coisa, logo nos vem à mente a questão de possibilidades que são vias para que eles (os pensamentos, possam sair do mundo das idéias para o da  prática!), daí surge a expresssão  E SE... , o qual se refere aquelas possibilidades circuntanciais, "e se chover eu não irei" essa frase vem de um poema recitado divinamente pela diva Maria Bethânia, na canção Maricotinha. Então logo pensei em outras possibilidades, então eu vou ou não vou?

E se na sexta-feira da Paixão Jesus ressuscitasse ao invés de ter morrido, talvez nossas paróquias estariam não tão cheias...
E se eu tivesse nascido na Bahia e não em Pernambuco, nossa será que não ia querer fazer o inverso?
E se o Corithians não existisse, para que time iria torcer?
E se Ivete Sangalo cantasse música clássica ao invés de Axé Music, com certeza não gostaria nem um pouco de ouvi-la (com todo respeito aos amantes da música clássica!)
E se Abril fosse o primeiro o mês do ano e não o quarto, nossa meu aniversário seria junto de minha família, nas férias, sem muita preocupação.
E se o cachorro do vizinho ao invés de latir miasse,
E se o rio tivesse água salgada e o mar água doce,
E se Petrolina ficasse no lugar de Juazeiro e Juazeiro no lugar de Petrolina,
E se a Ponte Presidente Dutra não existisse, seria muito interessante ter apenas as barquinhas como meio de transporte, seria menos poluição na região do Vale do São Francisco !
E se o Natal fosse em Junho e o o São João em Dezembro,
E se a Igreja Católica fosse a única opção de contato com Deus,
E se o céu fosse vermelho ao invés de azul,
E se a Matemática fosse interpretativa e a Língua Portuguesa fosse de cálculo,
E se o Pantanal fosse o maior deserto do mundo e o Saara fosse o pulmão do mundo,
E se a lua aparecesse de dia e o sol aparecesse de  noite,
E se Maria não dissesse o Sim a proposta do anjo,
E se Jesus na hora mais dolorosa de sua vida pulasse da cruz e seguisse caminhando como se nada tivesse acontecido,
E se a Xuxa não fosse a "Rainha dos Baixinhos" e sim a Hebe Camargo,
E se de repente o mundo voltasse a usar a máquina de escrever, as cartas de correio,ficha telefônica, as fitas K7's e o VHS, ao invés dos computadores (Net, Notbooks...), Dvd's, Blu-Ray,celulares cada dia mais avançados, e-mail's,
E se Milton Machado não tivesse casado com Delma Monteiro, estes são meus pais, eu não teria existido,
E se o futebol fosse praticado com as mãos e o vôley com os pés,
E se aquela garota quando se encantou por aquele garoto achando que ele era seu grande amor e depois descobrisse que amor era coisa que ele já tinha pra dar e vender,e já tinha o seu grande amor...
E se... e se... eu não tivesse um espaço pra refletir as coisas do meu cotidiano e ter o prazer de postá-las em meu blog, iria ser apenas um amontoado de pensamentos, que apenas iam passar pela minha mente e depois acho que nem iria mais parar pra pensar neles..
E se meu blog virasse um livro?

Forte abraço:

Diego Monteiro

Continue