"Esse sol tão lindo, gostoso de se ver, essa vida boa correndo pelas mãos"

"Olho para o céu, tantas estrelas na imensidão do universo em nós"

"Vesti o melhor sorriso..."

"Cogito, ergo sum"

Archive for julho 2011

Estando de férias e pensando num retiro que devo pregar para o a PJ da paróquia, cujo texto de enfoque será a passagem do Evangelho de São Lucas (24, 13-35), me coloquei nas primeiros versículos do episódio, quando eles estavam tristes e cabisbaixos conversando sobre a morte de Jesus.
No decorrer de nossos dias somos interpelados sobre a nossa crença na ESPERANÇA, principalmente quando somos de Igreja ou mesmo dizemos que acreditamos piamente no Cristo que ressuscitou, que é alegria, ânimo, perseverança, força!
Mas como disse nas primeiras linhas desta postagem, quis me ater a passagem da saudade expressada pelos discípulos de Emaús, pôxa e como é desagradável sentir a ausência das pessoas, nos deixa meio "sem chão", pois pensamos em tudo o que a pessoa representa para nós: seu sorriso, sua alegria, suas palavras, seus ensinamentos e principalmente sua companhia! Olha podemos não ter abundância em coisas materiais, financeiras, e outras tidas como fator decisivo de existência para muitos, mas se tivermos boas companhias, amizades verdaderias e relacionamentos verdadeiros, podemos ter certeza ganhamos o mundo!
Penso que foram a lacuna sentida pelos discípulos de Emaús foram essa, da companhia do Mestre, do "Ele está no meio de nós" ali fisicamente com toda sua característica física !
Somos gente de Esperança, de Fé e de que dias melhores virão, mas muitas vezes isso está impregnado de forma superficial  em nossos lábios, em nossas mentes e um pouco longínquo de nossos corações, sim pois se tivesse falando o contrário do que acontece na maioria das vezes em nossas vidas, diante das grandes dificuldades  nosso olhar deveria ser mais otimista diante deles de que "as lágrimas de hoje, podem ser 
os sorrisos de amanhã!"
Voltemos aos nossos personagens... estavam tão mergulhados no sofrimento, na derrota, na saudade que Cristo caminhava como eles ali, lado a lado e não o reconheceram, assim somos nós, mesmo nas "trevas" nos aparece "luzes" e não sabemos aproveitar seu brilho, perceber seu facho luminoso, porque estamos vendados de nossa incredulidade.Eles choraram amargamente, mas quando acharam que tudo estava acabado, caíram em si e viram num gesto simples, porém profundo "no partir do pão" que o HOJE muitas vezes sofrido  pode ser um AMANHà de muita alegria!
Como diz aquela canção: "Se hoje eu te odeio amanhã lhe tenho amor.."
Que a Esperança seja cada dia o farol que ilumina a nossa existência!

Forte Abraço:
Diego Monteiro














Continue

Embasado na letra da música de meu chará Diego Fernandes, depois de participar de seu belíssimo show há uma semana atrás diante de todas as músicas cantadas e que nos fizeram sair do chão, confesso que a mais esperada por mim foi essa.
O título parece meio simples e sem muita importância, mas de uma profundidade imensa pois essa "folha em branco" é o nosso levantar todo dia.! Sim um amigo alagoano Paulo César, quando estávamos em caminhada vocacional, quando partilhávamos nossas crises veio a me dizer "cada dia o sol nasce diferente" ou seja, todos os dias temos a capacidade de RE-CO-ME-ÇAR ou também somos livres de fazer o contário ES-TAG-NAR.
Cotidianamente o Deus da Vida nos dá uma folha em branco, para escrevermos a história de nossas vidas, não importa a cor da tinha que iremos traçar as primeiras letras, o importante é que de fato essa nossa escrita seja bonita e valorizada letra por letra, parágrafo por parágrafo.
Talvez se valorizássemos mais o nosso dia-a-dia seríamos mais felizes, completos, harmônicos, e concerteza a depressão, a falta de esperança, o despero, a falta de fé entre outros não habitariam em nossa alma.
Somos pouco preocupados com o PRESENTE, muito ligados no PASSADO e extremamente stressados com o FUTURO, o qual já diz o velho e precioso ditado popular "o futuro a Deus pertence".
E essa folha em branco é pra ser escrita não em momentos que se passou ou que ainda virá, mas HOJE, pois o Criador nos dispinibiliza graças para o dia de hoje "Hoje a salvação entrou em tua casa...", foi isso que ele prometeu a Zaqueu naquele dia, naquele momento !
Gosto muito de escrever (seja digitando ou escrevendo) e o bom dessa ação é que no decorrer da escrita podemos apagar, fazer alguns ajustes, ajeitar os acentos gráficos, alinhar os parágrafos, ver a quantidade de linhas e palavras e várias outras coisas... Assim é com a nossa vida, todos os dias temos a oportunidade de fazer muitos ajustes em nossa folha em branco, não queiramos deixá-la borrada, mas sempre colquemos isso em nossos corações "EU TENHO A CAPACIDADE DE RECOMEÇAR TODOS OS DIAS, AFINAL TODOS OS DIAS O SOL NASCE DIFERENTE CABE A MIM ESCOLHER UM BOM LUGAR PARA APROVEITAR DE SUA LUZ!'

Forte abraço:

Diego Monteiro

Continue

Bem depois de participar de alguns shows nos festejos juninos de minha cidade, pude apesar daquele barulhão e entre um papo e cumpimentos com as pessoas que encontrava, ainda arranjei um tempo para observar as reações das pessoas ao estarem naquele ambiente de festa, alegria e FELICIDADE, escrevo em letras garrafais pois de todos os outros elementos foi o que mais me motivou a postar esse texto.
Na minha concepção felicidade é algo pleno e eterno, e não algo que na maioria das vezes se esvai com um gritinho meio "uuuh uhhhh" ou quando o cantor(a) diz aqueles chavões "quem tá feliz aqui levante as mãos pro céu e dá um gritão" e aí é que a felicidade se manisfesta, no caso pra esses e essas, para mim não.!
Ou então também pude observar quando amigos (as) se reencontravam e eram tantos abraços calorosos, beijinhos que estalavam, mas isso ainda pra mim é normal, mas quando eu ouvi "olha eu tô muito feliz hoje, aqui neste lugar" ahãm???? Não quero aqui de modo algums ser moralista, ou dizer que sou melhor que ninguém, mas fico a pensar como o conceito de felicidade dessas pessoas é passageiro,  reles... 
Vivemos na era da coisificação de tanta coisa: o amor, as relações e a FELICIDADE.Somos felizes quando encontramos uma atmosfera de alegria e não de euforia, sempre falo isso com os jovens, alegria é algo que nos deixa tranquilos, felizes e realizados, já a euforia é daquele momento e depois passa...
E para terminar lembro da canção de um cantor que nem escuto suas canções tanto assim, mas foi de cara a primeira que veio em minha mente "Felicidade!Brilha no ar/Como uma estrela..." e estrelas apesar de mudarem de lugar elas nunca param de brilhar, é para sempre!
Forte abraço:

Diego Monteiro




Continue