"Esse sol tão lindo, gostoso de se ver, essa vida boa correndo pelas mãos"

"Olho para o céu, tantas estrelas na imensidão do universo em nós"

"Vesti o melhor sorriso..."

"Cogito, ergo sum"

Archive for julho 2012



É inevitável quando internalizamos a expressão INTERIOR, vem logo às nossas mentes vários elementos, entre os quais posso elencar: precariedade de informações e formações, utensílios e serviços entre outras coisas, em partes ou em alguns lugares essa sentença seja até aceitável, porém em outras... nem tanto e nem tampouco!
Como diz a canção "No meu interior tem Deus...", até porque ELE (Deus) quis justamente se manifestar naquela vila, nascendo naquele cocho, ôpa isso nos remete alguma metrópole, não?!! isso são coisas do interior, e alguns bradavam "lá de Nazaré pode vir alguma coisa boa?!"
Pois bem, há coisas que só no interior tem, de lá que vem e somente lá se encontra...
É no interior que as pessoas ao passar pela Igreja Matriz se benzem, olham para a torre da Igreja pedindo a Deus forças e coragem, na caminhada árdua e para vencer as "dificulidades" da vida.
É no interior que se pratica a partilha de histórias e estórias, amizades e conversas corriqueiras (umas na janela, outras na praça, no açougue, e por aí vai), do feijão, da xícara de açúcar, do copo d'água.
É no interior que mesmo que a indesejável  visita chegue ( a seca) assolando a vegetação e o chão, seca os barreiros, lagoas, porém a seca não consegue abalar a fé e esperança da fé do povo, não há sol de 40º que tire isso do povo.
É no interior que a sabedoria de Sr. José  e Dona Maria descartam muitas vezes qualquer Mestrado ou Doutorado seja da UNIVASF, UNEB, UNICAMP, UNB, UFPE e quiçá Oxford, até porque a experiencia deles é na maior das Universidades que a Universidade da Vida!
É no interior que ainda se vive o "bença mãe, bença pai", todo mundo é compadre e comadre, há ainda as rodas de conversas  no terreiro "alumiado" pela luz da lua e o brilho das estrelas, aquecidos por aquela lenha queimando enquanto as histórias são contadas, os ensinamentos repassados...
É no interior que encontramos as parteiras que trazem com tanto jeito "os meninos-homem e as meninas-mulher", as benzedeiras, as alimentadeiras de alma que entoam os benditos nas Missas ou as rezas pedindo chuva ou até mesmo nas despedidas eternas...
É do interior que chegam homens e mulheres que dão um duro danado nos grandes centros, pois nestes e nestas habitam não apenas a força muscular bruta, da resistência, mas há a coragem de construir a cada dia um futuro melhor e promissor.
Contudo sabemos que toda essa descrição feite neste texto não se coaduna mais em alguns lugares interioranos, porque o que chamamos de Progresso já está chegando na maioria desses lugares, o candeeiro vai dando lugar a lâmpada, a fogueira no terreiro é substituída pelo brilho e cor vida das TV's e das notícias, os sinais das operadoras de telefonia substituem a sonhada carta que estava no correio da cidade grande, os "retratos" não queimam mais depois da máquina digital, e por aí vai...
Mas apesar de alguns avanços, é fácil encontrar simplicidade  e sinceridade por este interiorzão de meu Deus, não apenas pela galinha no quintal e pelo fogão a lenha, há ainda pureza no coração, refletidas na forma de ser daqueles homens e daquelas mulheres e crianças, e mesmo depois de tantos avanços posso afirmar No interior tem Deus, vai lá e veja!

Forte abraço:

Diego Monteiro


Continue