"Esse sol tão lindo, gostoso de se ver, essa vida boa correndo pelas mãos"

"Olho para o céu, tantas estrelas na imensidão do universo em nós"

"Vesti o melhor sorriso..."

"Cogito, ergo sum"

Postado por Cicero Diego Monteiro Machado | quinta-feira, 23 de agosto de 2012 | 0 comentários


Essa máxima de Dom Bosco pode nos nortear no sentido de refletirmos não sobre nossas ações caritativas, ou de como andam nossos ciclos de amizade tanto virtuais quanto reais, enfim, o que pretendo abordar é justamente o papel desse OUTRO na minha vida, e a importância que dou a esse OUTRO.
De acordo com o filósofo Emmanuel Lévinas “É diante do rosto do Outro que o sujeito dá conta que é um ser responsável.” , "Para saber uma verdade qualquer a meu respeito, é preciso que eu passe pelo outro."(Sartre), claro se eu fosse elencar outras idéias sobre o outro, talvez seria uma postagem apenas de frases e conceitos, mas não é este o propósito. Às vezes parece-me que quando falamos do outro sempre nos levamos em consideração  como aquele próximo, que nos agrada,temos apreço, enfim fica um conceito meio no viéis da camaradagem, até então é fácil nos relacionarmos com o outro e entendermos que ele “é a imagem e semelhança de Deus.”!
Mas e quando esse OUTRO, é contrário de tudo isso? Como o vemos? Percebemos? Convivemos? “O inferno são os outros” já afirmava Sartre, e a troco de que iremos assim compartilhar desse inferno de uma forma tão fraternal?Como encarar esse outro quando não nos é amigável, usa de malícias para se aproximar de nós, que sorrir na frente e fala mal por trás, que julgamos nosso braço direito e em seguida vira esquerdo, e já que o novelista João Emanuel Carneiro está em alta, e quanto a este outro, quem tem culpa finalmente “Nina ou Carminha”?, serial killer não me atrai em nada e deixa a cabeça muito confusa, mas vamos lá...
A máxima do grande patrono da Juventude nos coloca diante de um desafio enorme de nossa existência, o CONVIVER com tudo e com todos. Claro sem perder nosso caráter em prol de coisas que não são tão agradáveis. Esse outro como evoca São João Bosco é aquele que em qualquer circunstância pode entrar em nossa vida,seja pela porta de nossa simpatia, amizade, ou até mesmo pelo contrário.O segredo desse estar para o outro, não pode ser pautado em altruísmos, chantagens, medos, ameaças, entre outros elementos, mas alicerçado na sinceridade dos fatos, do chegar junto sem medo, e mesmo se esse OUTRO migrar para o lado do desagradável.Nós que acreditamos nas capacidades do outro, da forma ética e cristã devemos  acolhê-lo, até porque todas as nossas ações tem conseqüências direta ou indiretamente, não é preciso que repercutam na mesma hora, mas um dia irão ser irradiadas nos fachos dessas nossas ações.Pode parecer meio que auto ajuda, mas quando dermos o primeiro passo de acreditar nos valores universais da amizade, do amor ÁGAPE, desprezando quaisquer interesses, iremos mudar muita coisa em nosso mundo.
Não podemos abraçar o mundo sozinhos, mas se abraçarmos uma parte dele estaremos fazendo uma grande ação.E o que outro vai significar para mim depende muito também do que estamos jogando no terreno da existência dele em nossa vida. É bom lembramos que as rosas que estão no jardim não estacionam apenas no cheiro e cor das pétalas, mas dentro desse jardim encontramos espinhos nelas, que furam e ao fazer isso gera uma dor muito grande, sai sangue,é certo que estanca, mas fica muito difícil esquecermos que naquela tão linda e cheirosa rosa eu me espinhei um dia!
Enfim aprendamos sempre que “O OUTRO É O EU QUE NÃO SOU EU” (Sartre), não vamos querer cópias perfeitas nossas em nossos ciclos de amizade, somemos valores, ensinamentos, espiritualidade, sonhos, ideais, porém respeitemos a essência e simplicidade daquele que  consideramos com tanto carinho como o OUTRO em nossa vida.Somente assim iremos superar as Avenidas Brasil tortuosas que encontramos em nossas vias de existência.(oioio,ôiôiôi.. He He He) até porque na novela da vida real ele (o outro) tem o seu lugar:o do DIÁLOGO.
Forte abraço:
Diego Monteiro

Leave a Reply