"Esse sol tão lindo, gostoso de se ver, essa vida boa correndo pelas mãos"

"Olho para o céu, tantas estrelas na imensidão do universo em nós"

"Vesti o melhor sorriso..."

"Cogito, ergo sum"

Postado por Cicero Diego Monteiro Machado | sábado, 30 de julho de 2011 | 0 comentários

Estando de férias e pensando num retiro que devo pregar para o a PJ da paróquia, cujo texto de enfoque será a passagem do Evangelho de São Lucas (24, 13-35), me coloquei nas primeiros versículos do episódio, quando eles estavam tristes e cabisbaixos conversando sobre a morte de Jesus.
No decorrer de nossos dias somos interpelados sobre a nossa crença na ESPERANÇA, principalmente quando somos de Igreja ou mesmo dizemos que acreditamos piamente no Cristo que ressuscitou, que é alegria, ânimo, perseverança, força!
Mas como disse nas primeiras linhas desta postagem, quis me ater a passagem da saudade expressada pelos discípulos de Emaús, pôxa e como é desagradável sentir a ausência das pessoas, nos deixa meio "sem chão", pois pensamos em tudo o que a pessoa representa para nós: seu sorriso, sua alegria, suas palavras, seus ensinamentos e principalmente sua companhia! Olha podemos não ter abundância em coisas materiais, financeiras, e outras tidas como fator decisivo de existência para muitos, mas se tivermos boas companhias, amizades verdaderias e relacionamentos verdadeiros, podemos ter certeza ganhamos o mundo!
Penso que foram a lacuna sentida pelos discípulos de Emaús foram essa, da companhia do Mestre, do "Ele está no meio de nós" ali fisicamente com toda sua característica física !
Somos gente de Esperança, de Fé e de que dias melhores virão, mas muitas vezes isso está impregnado de forma superficial  em nossos lábios, em nossas mentes e um pouco longínquo de nossos corações, sim pois se tivesse falando o contrário do que acontece na maioria das vezes em nossas vidas, diante das grandes dificuldades  nosso olhar deveria ser mais otimista diante deles de que "as lágrimas de hoje, podem ser 
os sorrisos de amanhã!"
Voltemos aos nossos personagens... estavam tão mergulhados no sofrimento, na derrota, na saudade que Cristo caminhava como eles ali, lado a lado e não o reconheceram, assim somos nós, mesmo nas "trevas" nos aparece "luzes" e não sabemos aproveitar seu brilho, perceber seu facho luminoso, porque estamos vendados de nossa incredulidade.Eles choraram amargamente, mas quando acharam que tudo estava acabado, caíram em si e viram num gesto simples, porém profundo "no partir do pão" que o HOJE muitas vezes sofrido  pode ser um AMANHà de muita alegria!
Como diz aquela canção: "Se hoje eu te odeio amanhã lhe tenho amor.."
Que a Esperança seja cada dia o farol que ilumina a nossa existência!

Forte Abraço:
Diego Monteiro














Leave a Reply