"Esse sol tão lindo, gostoso de se ver, essa vida boa correndo pelas mãos"

"Olho para o céu, tantas estrelas na imensidão do universo em nós"

"Vesti o melhor sorriso..."

"Cogito, ergo sum"

Postado por Cicero Diego Monteiro Machado | domingo, 18 de setembro de 2011 | 1 comentários

 
Meu estilo de escrita é ler a realidade que me cerca buscando certa interação entre o mundo e eu, mas não apenas de um jeito qualquer de “ser apenas um ser jogado por aí”, mas me esforço o bastante pra me interagir nos pequenos detalhes que aparecem nessa imanência toda em que habitamos, onde transcender muitas vezes é uma aventura e dom para poucos. Tô meio Lulu Santos ainda neste quesito: “ainda vai levar um tempo...”, porém motivado a fazer este exercício sublime do saber.
Vendo dois jovens conversando, cujo eixo central do diálogo deles era: ‘Eu vi as Torres Gêmeas sendo destruídas", o outro interagiu: “Eu vi um Negro  liderar os Estados Unidos maior potência mundial...” e assim foram  e mesmo no meio do trabalho e do barulho dos outros jovens comecei a captar a mensagem e também dentro de mim, pensei também nas coisas que eu já tinha visto, foram muitas, mas deixa para lá, meu foco de produção textual não é dá seguimento ao que vi nessa vida. “Voltemos as coisas mesmas...”
Quis me ater numa coisa dentro de tudo isso, a reflexão sobre a nossa capacidade de ler com os olhos a realidade que nos permeia. Diz-se muito por aí “ver com os olhos da fé”, mas já paramos para pensar sobre esse olhar, o que seria? Seria olhar para aquele que sofre e ter compaixão, rezar por ele, perceber traços Deus mesmo diante daquela transfiguração corpórea, perdoar a quem nos magoou ter no coração o sentimento de tolerância e respeito ao credo diferente? “ver com os olhos do amor” seria talvez levar tudo na vida no “paz e amor”, onde tudo é lindo e colorido além do horizonte, viver uma vida a dois perfeita sem discussão, ao som de “turu-turu quando você passa...”, comungar do amor apenas aqueles que pensam e agem como eu, ou ver a janela do meu quarto visitado por uma sinfonia de pardais todas as manhãs, se sentar com moribundos deste mundo partilhando de tudo que eles tem e às vezes nem tem, como foi Teresa de Calcutá, São Francisco de Assis, entre outros..?
Todo olhar é importante até mesmo os mais asquerosos, até porque gosto daquele pensamento que diz “os olhos são a janela da alma”, pois somente através dele é que podemos perceber se olharmos bem no fundo dos olhos veremos não apenas sua cor, mas poderemos sim lermos o coração dos indivíduos e com isso perceber tudo de bom que ele/ela tem a nos oferecer, toda sua sinceridade exposta. 
O mais interessante de tudo isso é quando agente está sempre acostumado a olhar a pessoa todos os dias, e quando dizemos algo do seu olhar parece, é comum vê-las surpresas, dá uma sensação de pensar assim “parece que ainda nem me conhece, informação nova é essa?”, se porta como Jesus no Evangelho “estou há tanto tempo convosco e ainda não percebestes que Eu e o Pai somos um?” Não classifico como detalhe novo, mas uma forma sim de conhecermos melhor as pessoas, afinal é sempre bom fazer "um retorno do eterno princípio" com quem convivemos, e como nos ensina a Filosofia da Religião “é olhando o outro que vejo a manifestação de Deus!”. Que possamos fazer uma leitura da vida através de nosso olhar e possamos valorizar o  belo do Criador que se manifesta em nossas vidas!

Forte abraço:
Diego Monteiro.

One Response so far.

  1. Cícero Diego,
    Gosto demais do seu jeito de escrever... É, sim, bem particular!!!
    Interessante como você coloca todo mundo em um "Caldeirão do Huck" (usando categorias suas aqui) e fica de bom tom... Claro que, aprofundando sabemos que os "postulados" filosóficos/teológicos ou qualquer "ógico" que pode aparecer vão muito além dos seus enunciados.
    Nesse temos Heidegger, Lulu Santos, CNN, Hurssel, Nietzsche, Teresa de Calcutá, São Francisco de Assis, Terezinha do Menino Jesus, Levinas, Flávio Porto... Um monte de gente que podemos lembrar com suas palavras.
    Fico com a lembrança maior e que dá a tônica de seu comentário: Jesus Cristo. E isso, de certa forma, é uma compreensão maravilhosa. Ele que dá sentido...
    Repito, não podemos dizer do pensador só pelo seu enunciado principal. Um pode tá detonando Deus com palavras que em nosso coração parece Salmo de Louvor das Laudes. Não. Não é isso!!!
    Digo que enqualto essa "galera" tá perguntando por uma série de coisas, ja temos o arremate: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida".
    E a partir daí, da vivência de uma profunda experiência com Ele, ou seja, sentindo "discípulo amado" é que temos uma percepção mais bonita do mundo, das coisas, das pessoas, e até dos desafios... elementos presentes no seu texto.
    Pois...
    Legal o comentário.
    Como acredito que você é um Seguidor de Jesus (além twitter e FACE), espero encontrar em meio à tanta gente invocada a sua pessoa...
    Olhar e ouvir os jovens no busão. Uma coisa.
    Teologizar e "gizar" os jovens no busão. Desafio. Tarefa.
    É pra gente pensante.
    É pra você!!!

Leave a Reply