"Esse sol tão lindo, gostoso de se ver, essa vida boa correndo pelas mãos"

"Olho para o céu, tantas estrelas na imensidão do universo em nós"

"Vesti o melhor sorriso..."

"Cogito, ergo sum"

Postado por Cicero Diego Monteiro Machado | quinta-feira, 3 de outubro de 2013 | 0 comentários



Bem, o ato de podar está relacionado a diminuição das atividades fisiológicas das plantas quando chega o rigoroso inverno, depois que ela está enraizada  e mostra sinais de crescimento. Claro que não quero discorrer sobre técnicas agropecuárias, não tenho propriedade para tanto!, Mas fazer uma simples reflexão sobre o que o ato de podar traz para a planta e dizer que também devemos nos podar!
Se a Planta for podada ela melhora seus frutos, sua produção, o seu vigor, e principalmente tira dela aquelas coisas que não estão boas, ficam feias com o tempo, precisam de uma repaginada, assim somos nós com o tempo precisamos ser podados de nossa estru
tura para crescermos mais fortes e sadios, tanto fisicamente quanto espiritualmente.
Precisamos extrair de nós os “ramos” da superficialidade, das inconveniências, das maldades que habitam nos nossos corações, das folhas e frutos que perderam o vigor e foram queimadas e marcadas pelas ervas daninhas das mágoas e rancores...
Somente sendo podada  é que a planta, aqui no sentido figurado- cada um de nós, vai assim poder beneficiar aqueles que nos cercam, seremos sombra para os que amamos, dando-lhe o frescor da amizade, do carinho, da sinceridade..Daremos frutos tão doces que as pessoas que se aproximarem de nós irão poder degustar os sabores de uma fé autêntica, da alegria em servir a Deus e aos irmãos (ãs), da vontade de constituir laços saudáveis que funcionem numa relação de reciprocidade de cada dia sermos melhor entre nós!
Enfim, quando uma planta é podada ela é renovada, é necessário nos deixarmos  podar pelo Senhor naquilo que vemos que muitas vezes  é praga em nosso relacionamento com Deus e com os irmãos, e mesmo que tenhamos dados muitos frutos bons por onde passamos precisamos ainda nos podar! Porém é necessário saber o dia e a hora para realizar isso, com o coração aberto, nos reconhecermos como “aprendizes no processo do existir e nunca mestres”!
Jesus já nos ensina no Evangelho de João: “Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele fica só. Mas, se morre, produz muito fruto." (cf. Jo 12,24), morramos para as nossas vontades próprias, egoísmo, individualismo, estrelismo e outros “ismos” e vamos seguir nossa caminhada terrestre semeando muitos frutos não apenas em quantidade, mas em qualidade!

Um bom cultivo... Uma boa colheita e um forte abraço:


Diego Monteiro

Leave a Reply