"Esse sol tão lindo, gostoso de se ver, essa vida boa correndo pelas mãos"

"Olho para o céu, tantas estrelas na imensidão do universo em nós"

"Vesti o melhor sorriso..."

"Cogito, ergo sum"

Archive for agosto 2011



Sem querer ser muito poético, mas já sendo, sabemos que a vida é como uma estrada tem um caminho a percorrer, algo que pode nos conduzir a algum lugar, ou até mesmo para outros este lugar pode ser o lugar nenhum!
E quando estamos num caminho devemos observar as indicações dele, e começar passo a passo, pois pegando do ponto de vista de uma estrada, podemos devido à impulsão esbarrarmos em algumas pedras, não aproveitar as paradas para recarregar as forças, e o pior ficarmos estacionados no mesmo caminho e fazer dele nossa morada.
Não pretendo aqui fornecer dicas para trilharmos da melhor maneira os caminhos de nossa Vida, primeiro porque não sou gabaritado para tal coisa e segundo lugar há muitos livros pelo mercado que podem fornecer um material muito mais consistente:o caminho da felicidade, ou, como alcançar o caminho do sucesso; o caminho para se chegar onde sempre quis está entre outros...
Quero simplesmente relatar minha experiência de um caminho que encontrei .Talvez eu sempre passasse por ele, é que nunca tive tempo de parar mesmo, ou posso até dizer que descobri essa nova via, prometo não usar o jargão “QUE ESTÁ MUDANDO MINHA VIDA!”, não digo mudando de forma repentina, mas me ajudando a vivê-la melhor, é o CAMINHO ORDO AMORIS.
Mas o que vem a ser esse CAMINHO ORDO AMORIS? É nada mais nada menos, que um passeio muito tranqüilo e sincero por uma estrada que sempre evitamos caminhar, A NOSSA VIDA. Eita quantas vezes preferimos passear pela história de vida das pessoas que nos rodeiam, e esquecemo-nos de fazer um “city tour” pela nossa. Parece que temos uma tendência enorme de se maravilhar com os talentos do outro, sua trajetória, eu comparo a sensação de irmos a outro país, uma bela viagem ao exterior (para quem valoriza os lugares internacionais mais badalados do mundo tipo Miami, Ibiza, Europa, Bariloche...) e  perdemos de apreciar as belezas de nosso país (minha vida) mesmo que de vez em quando tenhamos passado por tormentas, mas continuamos belos, acolhedores, pacíficos, com proteção, boa comida, entre outros...
Quando optamos Ordenar Tudo para o Amor estamos simplesmente aderindo a olhar com carinho para toda a dinâmica de nossa existência, vendo as nossas necessidades humanas, identidade, sexualidade, a vocação, os nossos relacionamentos com nossos pais, irmãos (ãs), amigos(as), com Deus, pessoas que nos fizeram felizes ou até mesmo lembrar daquelas que nos machucaram, os relacionamentos que deram certo e aqueles foram tristes e porque não os platônicos (“é o amor que meche com minha cabeça e me deixa assim...” fui longe, que retrospectiva!),  enfim tudo o que somos, toda essa verdadeira viagem de nossa vida ordenados para uma vida santa e feliz aqui, agora. Mas o melhor de tudo é a forma de pagamento dessa viagem, pode-se pagar à vista (quando tomamos a decisão de todos os dias construirmos esse projeto de superação), à prazo (quando posso fazer o roteiro, mas sempre cultivando a vontade de sempre crescer) e por fim em suaves prestações ( ir fazendo o roteiro sem muita pressa, olhando com carinho cada “paisagem”, cada fato...) eu estou nesse em suaves prestações, atenção mas sem esquecer da “fatura”, sem deixar os papéis na gaveta, sendo responsável!
TUDO ORDENAR PARA O AMOR, afinal de contas, só podemos oferecer algo às pessoas, quando temos não é mesmo? E como diz o poeta Ao andar faz-se o caminho,” (António Machado), é que somente dessa forma poderemos ser pessoas melhores, amar mais a nós mesmos a nossa história de vida com nossas alegrias e tristezas, tendo como resultado um belo quadro cujos fios serão de ouro e lá no final da jornada poderemos dizer: “Você não sabe O quanto eu caminhei/Pra chegar até aqui/Percorri milhas e milhas Antes de dormir Eu nem cochilei...”
E por fim indico um atalho muito bom para trilhar esse caminho o livro “Tecendo o Fio de Ouro-Caminho Ordo Amoris”-Edições Shalom, e ainda quero ressaltar não estou livre das dificuldades e nem virei super-herói, mas garanto uma coisa o desejo de evolução a cada dia é grande!
Forte Abraço:
Diego Monteiro

Continue

Depois de seguir, a  tradição do público plugado nas novelas das 21h, não sei se por falta de não fazer nada; por simples curiosidade; para depois conversar com alguém , enfim assistir por assistir por assistir por ser o último capítulo! Afinal as razões para se ver  uma novela são duas: o enredo que nos prende e alguns personagens também, mas na verdade nem isso pude internalizar, acho que minha capacidade de absorver as coisas estava INSENSATA.
Algo insensato é aquele que segundo o Dicionário , reflete sem agir, de forma precipitada, agora imaginemos o que em nessa vida toma essa conotação de INSENSATO: os pensamentos, as palavras, os amores, e porque não já que tava na "moda"o CORAÇÃO.
O coração torna insensato não apenas pela paixão ardente ou pelo amor inesperado, isso é belo, romântico, daria uma história linda (Era uma vez Marina e Pedro, Pedro e Marina... e que no final tiveram um filho chamado: Gilberto, Ricardo ou Dênis- mas atenção qualquer coincidencia de nomes é pura ficção.. he he he he)...
Torna-se insensato quando pomos as palavras que não deveriam ser ditas na hora errada, no contexto inadequado; quando se trai a confiança de um amigo ou pessoa muito estimada; quando a confiança não mais norteia uma relação seja de que natureza  for; quando não sou sensível ao problema do outro e faço de conta que ele nem existe, quando vou atrás de esmiunçar o passado das pessoas  querendo me achar juiz ou promotor da moral dos bons constumes e do protótipo de ser humano, quando cede-se às calúnias e infortúnios onde não se existe nada de mais, mas pensa-se que tem tudo, até mesmo o inimaginável.
É minha gente um dia disseram que "a religião é o ópio do povo" mas uma atitude insensata na vida é algo que pode macular tanto o indivíduo que pode tornar-se o mais ignóbio dos seres, voltando à sentença   sobre a religião, o autor referia-se  apenas pelo fato das pessoas pararem uns instantes rezando ao invés de lutar!
Vi num twitter de um grande amigo a expressão "Peçamos sempre a Deus um coração sensato!!!" é o que a sociedade precisa com um todo.A SENSATEZ é nobre , demostra confiança, equilíbrio, tranquilidade, segue a conduta, no popular "anda na linha" e que bem nos faz uma pessoa desse tipo em nossa vida. É capaz de aconselhar de uma forma que as correções podem até doer na hora, mas edifica; educa com a singeleza dos bons hábitos, o quanto é bom sermos tratados e tratar os outros com fineza, carinho, atenção e respeito!
Tenhamos um CORAÇÃO SENSATO, como foi o de Cristo, onde reine o amor, a transparência, a confiança e solidariedade, pois somente dessa forma estaremos inseridos numa sociedade onde necessita urgentemente de pessoas deste porte, pois a " FINA ESTAMPA" da vida está além das regras de bons costumes e do glamour das festas e roupas, mas deve fazer morada  no coração livre, capaz de amar verdadeiramente ! PLIM, PLIM  he he he he

Forte abraço:
Diego Monteiro













Continue

Na nossa existência humana é nítido de nossa natureza tentar desafiar tudo aquilo nos aparece, isso é um dado antropológico "O homem gosta de ser desafiado!" e mais ainda quando se sente impelido a vencê-los, mas há ainda aquelas pessoas que acham que não conseguem conviver com eles (os desafios) ao menos em pensar e partilhar com alguém já é sinal de querer  uma solução para resolvê-los.
"Assim caminha a Humanidade, tem mais alguém aí.." é justamente nessa caminho de superação de sempre "buscar suas melhoras" como diz a expressão popular, e neste texto faço menção ao artesanato.Ao ouvir o trecho da música de Suely Façanha pensei: devemos constuir a nossa vida nesse processo "tecendo fio a fio", com um enorme esforço pra cultivar a paciência, pois somente dessa forma iremos realizar maravilhosas obras de arte, e imaginemos que grande obra seria a nossa vida!
Quando vemos um trabalho artesanal, logo pensamos, que a coisa foi construída assim de qualquer jeito, apenas pra existir, na linguagem do filósofo Heidegger "O ser aí" (a coisa jogada), erro nosso, tudo é fruto de um processo de inspiração, escuta de si mesmo, momento de parar e contemplar...
Imaginemos os fios a fios para fazer um bonito tapete: a escolha das linhas, o desenho que vai ter, o tamanho, geralmente os produtos; ou uma estátua de barro: a aquisição da argila, a maestria do toque das mãos, o tempo olhando a direção que a peça vai tomar...entre outros!
E esse tecer a vida é algo que demora, às vezes passamos por pequenas e grandes "agulhadas," ou na hora que estamos querendo tecer aquela linda imagem no barro somos interrompidos e temos que voltar tudo outra vez, afinal são as nuances da vida.O segredo está aí, voltar, recomeçar, ressignificar, "ordenando tudo para o amor", montando ou desmontando peças, buscando vencer os percalços.
"Tecendo com fios de ouro" a história de nossa vida, com  paciência, mansidão e pé no chão, mas um material imprescindível dessa obra é capacidade de querer recomeçar,a força de vontade, pois já diz a canção "a menor intenção já é amor!".

Forte abraço desse artesão que vive nesse processo:
Diego Monteiro
















Continue

Bem creio que este é um dos títulos mais inusitados de um texto para se postar num blog, mas em se tratando de minha pessoa e dessa fase de produção que estou passando que não sei até quando vai durar, estou aqui a explicar o título e compartilhar esse momento.
Quando pensamos num coletivo a priori vem à nossa mente algumas situações que estão ligadas: demora, aperto, desconforto, empurra-empurra, conversas em alto tom, pessoas fumaças de cigarro, lamentações (dinheiro tá pouco, tá muito calor, essa chuva que ninguém aguanta mais, esse motorista lento ou parace que tá levando bicho he he he entre outros...), mas também neste que é o símbolo do destino físico e geográfico dos seres é possível se encontrar arte? ARTE?!!
Não quero aqui dizer que no coletivo encontrei uma obra rara de Picasso, da Vinci, uma cifra da Sinfonia de Bethowen, uma estátua de aleijadinho, não, nesse sentido mais científico, apurado, conhecido mundialmente, mas refiro-me ao "molequinho" que entra no meio de tantos olhares distorcidos e educadamente dá aquele boa tarde e começa a vender as guloseimas contidas em seu suporte e até fazem rimas; aos poetas que fazem seus versos ou contam suas canções que nunca foram indicados ao Grammy Latino, mas tem um valor único para ele que compôs que viveu aquela situação.
"Pronto Diego, tudo agora pra tu é arte?!", logo antes dessas indagações fui atrás de um conceito: "Arte (Latim Ars, significando técnica e/ou habilidade) geralmente é entendida como a actividade humana ligada a manifestações de ordem estética, feita por artistas a partir de percepção, emoções e ideias, com o objetivo de estimular essas instâncias de consciência em um ou mais espectadores, dando um significado único e diferente para cada obra de arte", muito bem quando a menciono vejo essa concepção que encanta "feita por artistas a partir de percepção, emoções e ideias, com o objetivo de estimular essas instâncias de consciência em um ou mais espectadores" isso é o que defino ARTE E LITERATURA DE UM COLETIVO.
Estando eu num desses transportes em pleno sol do meio-dia, com um pouco de fome, pensando se daria tempo de jogar meu babinha de vôley e rever meus amigos, claro na cabeça algumas lamentações e o mais crucial pensar que saindo daquele condução tinha outra me esperando, ufa! Mas algo nesse ônibus me chamou atenção e serviu até de relaxamento, um jovem de estilo rastafaria começou a puxar uns versos de forma discreta, depois pôs uns ritmos (coisa de baiano, ou seja, encanta pelo batouque) e aquilo começou a me intrigar no bom sentido, legal, prendeu minha atenção, concerteza ele percebou que "virei fã daquela situação" estaria assim entrando num dos conceitos de arte, não resisti e pedi pra ele repetir cantando, depois quando desci no transbordo mais " tietagem"  não resisti, fui anotando rapidamente e disse a ele vai virar um texto em meu blog !
Mas você que está lendo, deve-se perguntar sobre o protagonista desse texto, vos apresento agora:
"Lá em casa tem uma moça, Sou eu que tô criando,As contas dela, Sou que tô pagando.
 Ela arrumou um namorado e só vive me enrolando, Eu fui falar com ele e ele me disse:
 Tô na Bahia passeando, tô na Bahia passeando."
        (Verso extraído da Roda de Capoeira de Angola Mestre Claúdio- by Élder Santos)
Precisamos nem tanto ter tédio ao andarmos de coletivo, pois de repente podemos desfrutar de momentos assim simples mas que tem uma certa riqueza cultural, ou seja ARTE!

Forte Abraço:
Diego Monteiro








Continue

O início de nossa história de vida é algo que querendo ou não nos deixa marcas que são eternas, por mais que essas tenham se passado de forma sofrida, alegre e interessante!
Voltando de minhas férias poucos dias antes de minha viagem começei a pensar nas minhas andanças por este mundão de meu Deus " Vi tanta areia andei..." ou "Você não sabe quanto eu caminhei, para chegar até aqui, percorri milhas e milhas antes de dormir, eu nem cochilei.." usei esses trechos de música para ilustrar que apartir do momento em que passamos a existir começamos a trilhar algo que queremos para nós.
Um certo dia conversando com um amigo meu padre o qual tenho muito carinho e afeto , na época de minhas nuances vocacionais, depois de falar os meus ideiais confusos ele me fez uma indagação que meu deixou muito intrigado "Diego onde você vai querer está daqui há 10 anos?" na hora pensei " Oxe, isso é coisa que um Padre me pergunte, se fosse Roberto Justus me entrevistando para entrar no Aprendiz tudo bem?!!!!"  bem fiquei encabulado com aquela indagação, deixou-me num silêncio profundo e mórbido mas apesar de não ter entendido ou até mesmo ter levado pra aquela condição de Dom Quixote "ninguém me entende..." mas no futuro pude perceber que os nossos IDEAIS não precisam ser meros planos sem muita base, deve ser mais que isso, algo que nos impulsiona no cotidiano e eles (os ideias) servem como força naquele ponto que pretendemos chegar.
PROSPECÇÃO é algo que não se aplica apenas no mundo das vendas e da administração, mas na vida afinal já dizia um livro que li "Administrar a Própria  Vida!- Editora Canção Nova", se não consieguimos fazer isso todas as coisas que almejamos não passaram de palavras rabiscadas num papel onde servirá apenas de leitura e contemplação e nunca de ação!
No meu caso, numa das formações com  meu formador, a primeira desse ano, uma frase me chamou muito atenção e me serve como força na caminhada "Tudo fazei em vista do Ministério" não no sentido altruísta "vou fazer isso porque tenho que conseguir aquilo", mas no sentido do ideal daquilo que se quer alcançar, eu PARTO desse ponto querendo isso e pretendo ir lá na CHEGADA e ver o quanto eu caminhei, o quanto também vacilei,  " mas eu cheguei, eu cheguei!".
Portanto que possamos sempre independente de nosso estado de vida, cuidar com carinho do nosso ponto de início (lembrei dos meus jogos de infância- Jogo da Vida, Banco Imobiliário...), que um dia poderá vir a ser o nosso ponto de realização, sensação de missão cumprida e como diz a pequena e grande Clara de Assis "Não perca de vista seu ponto de partida..."
Quem sabe se quando chegarmos onde pretendemos não escutaremos o tema da vitória do ídolo da Fórmula 1 Ayrton Senna "pãmpãm, pãmpãm, pãmpãm..." he he he he

Forte abraço:

Diego Monteiro 










Continue