"Esse sol tão lindo, gostoso de se ver, essa vida boa correndo pelas mãos"

"Olho para o céu, tantas estrelas na imensidão do universo em nós"

"Vesti o melhor sorriso..."

"Cogito, ergo sum"

Postado por Cicero Diego Monteiro Machado | domingo, 12 de junho de 2011 | 0 comentários


Refletir sobre o tempo, é uma reflexão que leva-nos a o sentido mais amplo do nosso existir, afinal por ele nos guiamos, realizamos nossas atividades, rememoramos situações e até mesmo usamos como instumento para entrar em contato com Deus. Mas afinal o que vem a ser o Tempo?
Ele chega em nossa vida mesmo sem pedir licença ou até mesmo "posso entrar?", já quando nascemos sentimos ele ali ao nosso lado, por isso que nas certidões de nascimento fica cravada já a hora em que por ele fomos manifestados aos mundo (meu caso às 11h30).Logo achamos que o MEU TEMPO é universal, tudo deve ser na minha hora, como se eu mesmo fosse o próprio CRONOS (era a Divindade suprema da segunda geração de deuses da mitologia grega e titã, corespondente ao deus romano Saturno. A etimologia do seu nome é relativa a "tempo", pois assim como o tempo Cronos devora aos seus.), querendo muitas vezes devorar as vontades alheias em função das minha,  geralmente é assim: só posso às 16h; agora não tenho tempo; daqui a um mês pode ser?; você me dá 10 minutinhos...e por aí vai...há ainda aquela expressão "no meu tempo eu fazia assim", isso para dizer que o nosso tempo muitas vezes é egoísta e não muito ético, não visa muitas vezes o bem comum, "Eu sou meu tempo, eu vou..." (Vinícius de Moraes) e com isso quero que tudo seja a meu tempo e a hora.
 O TEMPO DO OUTRO, é outro obviamente, é marcado por uma adesão ou não daquilo que propomos, seja amizade, amor, passeios, confiança, mão estendida, abraço entre outros, torna-se uma espécie de persuasão de quem propõe com uma capacidade de tocar no fundo e na alma de quem gostamos, compartilhamos a nossa vida. O que há de frustrante nessa relação com o outro é a forma como acolhe essas proposições, muitas vezes não sempre embasadas no "meu tempo"(minha forma de expressar os sentimentos). "O outro tem o seu próprio tempo!" afirmou-me um dia um Sacerdote que  adimiro muito, e  nos ensina no Livro do Eclesiastes, que pra tudo tem um tempo "tempo de colher, tempo de plantar;Tempo de nascer,e tempo de morrer;Tempo de chorar,e tempo de rir;tempo de abraçar,e tempo de se separar..." há o tempo do outro que não é o meu tempo é dele, com seu modo de ser e de agir.
O TEMPO DE DEUS, que alguns religiosos dizem que é o tempo certo e oportuno das coisas aconteceram, na óptica do Criador, por isso dizem que neste tempo tudo floresce, a harmonia impera e paz acontece. "
"Que tudo seja no tempo de Deus /E assim eu esteja a serviço dos meus/Sofre as demoras de Deus
Espera com paciência/Tudo suporte então/Terás tua recompensa..
."Ganha-se muito quando se espera por este tempo, e ele também pede de nós que sejamos solícitos a sua vontade !
 Logo para entendermos o nosso tempo, devemos ter paciência com o tempo do outro e esperamos com fé o tempo de Deus!

Forte abraço !

Diego Monteiro











Leave a Reply